quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

SITUAÇÃO POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU CONTINUA A SUSCITAR "FORTE PREOCUPAÇÃO" - CPLP


Maputo, 20 fev (Lusa) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, reunidos hoje em Maputo, consideraram que a situação política na Guiné-Bissau continua a suscitar "forte preocupação" e que a persistência de graves incidentes "prova a fragilidade do Estado de Direito".
Segundo o comunicado final da reunião, o conselho de ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) instou "as forças vivas" da Guiné-Bissau a envidar todos os esforços para a realização das eleições - já mais de uma vez adiadas - no prazo mais exíguo possível, com vista à restauração, com máxima brevidade, da ordem constitucional".
A organização manifestou disponibilidade para enviar uma missão de observação eleitoral à Guiné-Bissau, considerando que esse gesto "demonstra o empenho da CPLP em contribuir para o sucesso do processo eleitoral e para a sua credibilização interna e externa".
O documento refere que a CPLP se reafirmou como "relevante" para poder prestar apoio técnico "às futuras autoridades legítimas do país".
A CPLP declarou igualmente "urgente" a necessidade de um encontro entre o seu secretariado executivo e a Comissão da CEDEAO (Comunidade de Estados da África Ocidental), de modo a coordenar ações no apoio ao processo de restauração da ordem constitucional e lançamento das bases para o desenvolvimento económico e social". Fonte: Aqui
A situação político-militar em Moçambique não suscita fortes preocupações?
A CPLP manifestou disponibilidade para enviar uma missão de observação eleitoral à Guiné-Bissau?
A CPLP está completamente desorientada, sem rumo e sem credibilidade.

Leia também: ENTRADA DA GUINÉ EQUATORIAL DESTRÓI CREDIBILIDADE DA CPLP - Eurodeputada Ana Gomes