segunda-feira, 2 de junho de 2014

JOMAV, UM PERCURSO ATÍPICO DE UM EX-GERENTE DE BAR - JORNAL L'OBSERVATEUR (L'OBS)


jomav
A notícia é velha mas é como o vinho Porto. Obrigado Progresso Nacional 

O Presidente JOMAV, ridicularizado e ultrajado pelo jornal Senegalês, L'observateur.

O observateur - José Mario Vaz  "Jomav" tornou-se ontem(20 Maio) o Presidente da República da Guiné-Bissau, não é um estranho nos subúrbios de Dakar. Foi gerente e proprietário de um bar na grande comuna de Jeddah-Thiaroye-Kao onde o "observateur " foi dar uma volta ontem.

Em outro lugar seria um escândalo. Não importa! Se América puritana  impulsionou o Salão Oval a um Cowboy, o ex-ator chamado Ronald Reagan, enquanto a grande ilha de Madagascar confiou seu destino a um disc jockey(DJ) , então a Guiné-Bissau pode muito bem fechar os olhos quando um ex-gerente de bar decide usar  a longa via que o leve à Presidência da República. José Mário Vaz (JOMAV) o fez. No entanto, na manhã de ontem, segunda-feira, ninguém imaginava na comuna de Jeddah-Thiaroye-Kao que o proprietário do lendário "Saf Bar", situado na estrada do cruzamento " Tally Boumack ",  no Tribunal Distrital Pikine-Guédiawaye, cujos moradores sempre lutaram para que fosse encerrado , ia conhecer uma ascensão fulgurante. No bar, atrás do balcão, um homem com bíceps com apenas uma T-shirt azul salta quando lhe contaram a boa nova. foi às 18 horas.

No " Saf bar" Bar Jomav encontramos três tipos, certamente malfeitores que fingia ser duros, vimos uma rapariga bem magra que tentavam atrair os clientes. Não muito longe, no muro podia-se ler uma frase que nos fez rir: JOMAV ama a paz!

De " Saf bar"  para Bar Jomav. O Bar estava em mau estado, o Jomav adquiriu-o  em 2010, fez obras e mudou o nome para Bar JOMAV. No entanto continua a ser o "Saf bar", lugar onde muitos crimes e assaltos foram e são planeados por malfeitores, com a onda de violência e protestos dos moradores, o bar agora baixa as cortinas a meia noite. O edifício é de dois andares, JOMAV queria o transformar, ou seja, o R/C continua abrigar o bar, o primeiro e segundo piso, para restaurante e discoteca, mas o projeto teve forte resistência dos moradores, foram organizadas marchas a exigir o encerramento do bar. Leia aqui em Francês

Pelo que entendi, em outro lugar, seria escândalo, ou seja, se fosse no Senegal, a candidatura do JOMAV não passava.