quinta-feira, 20 de novembro de 2014

GUINÉ-BISSAU: BRASIL «NÃO CONDICIONA» A SUA COOPERAÇÃO COM OS OUTROS PAÍSES

Bissau – O Director da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), embaixador Fernando José Marroni de Abreu, disse que o seu país não condiciona a sua cooperação com os outros países.
 
«Nós não impomos nenhuma condição à nossa cooperação, contrariamente ao que acontece com outros países que exigem benefícios comerciais e concessões económicas. Não operamos nesse modelo», disse José Marroni de Abreu.
Falando durante a cerimónia da inauguração do Centro de Formação das Forças de Segurança da Guiné-Bissau, em João Landim, sector de Safim, região de Biombo, norte do país, o diplomata brasileiro sublinhou ainda que o seu país trabalha em termos de cooperação na formação e transmissão de experiência, apoiando os países terceiros, respeitando a soberania deste país.

«Respeitamos plenamente a soberania dos nossos parceiros, não obrigamos a que adoptem políticas específicas nas áreas de direitos humanos, boa governação, boa transparência, e entendemos que estes temas devem ser discutidos em fóruns e lugares próprios onde todos estão representados», referiu.
Impaciente com as exigências do mundo ocidental para com os países em via de desenvolvimento, o embaixador brasileiro disse abertamente que em todos os países do mundo existem problemas sobre os direitos humanos.

«Todos os países sem excepção têm problemas sobre a violação dos direitos humanos, em que uns são mais e outros menos, portanto estes assuntos devem ser tratados junto do Conselho de Segurança de Direitos Humanos com os mesmos princípios», defendeu.

Na cerimónia em que estiveram presentes o embaixador de Portugal e outros diplomatas acreditados em Bissau, José Marroni de Abreu disse, depois de longos tempos, sentir-se satisfeito no regresso do Brasil à Guiné-Bissau, nesta nova fase política, e retomar a sua plena cooperação com o país.

Em termos de perspectivas, o Director da Agência Brasileira de Cooperação anunciou ainda para esta semana a inauguração de mais uma escola no Bairro de São Paulo, arredores de Bissau, tendo anunciado que as primeiras aulas no Centro de Formação das Forças de Segurança vão ter início a partir de Dezembro.

A cerimónia de inauguração do centro foi presidida pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Baciro Dja, na presença da ministra da Justiça, Carmelita Pires, e do Secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca, bem como de vários membros do Governo.