sexta-feira, 18 de abril de 2014

GUINÉ-BISSAU: AGUA, HIGIENE E SANEAMENTO

UNICEF assina acordo com parceiros para dinamizar acções no terreno a favor das crianças
Bissau, 18 Abr 14 (ANG) – O Fundo das nações Unidas para a Infância (UNICEF) rubricou hoje um acordo com 4 ONG, s parceiras que actuam junto as populações, em zonas mais vulneráveis, para acelerarem as suas actividades nos domínios de melhoria de estado da água, saneamento e higiene.

O documento assinado pelo representante residente do UNICEF, Abubacar Sultan e representantes das organizações como NADEL, Médicos da Comunidade, ADPP e a Cruz Vermelha tem a duração de 10 meses, ou seja, termina no inicio do próximo ano.

Durante este período, segundo o acordo, as duas partes irão trabalhar em mais de 200 comunidades na localidade de Pecixe, região de Cacheu, Komo e Bedanda, na de tombali e Mansaba e Bissorã, na de Oio.

Os trabalhos centralizar-se-ão em três eixos, nomeadamente a aceleração da eliminação da defecação ao ar livre em 205 comunidade, através da construção e utilização de instalações sanitárias melhoradas para 3.750 famílias, o equivalente a 30 mil pessoas, para que possam viver num ambiente livre de contaminação fecal.

Ainda serão estabelecidos 120 comités de água para garantir sistemas sustentáveis e de abastecimentos do precioso líquido sob a gestão das comunidades e que, segundo cálculos feitos pela organização, irá beneficiar 30 mil pessoas.

Igualmente serão criados “clubes de saneamento escolar” em 56 escolas, alem da inclusão do tema “Educação em Higiene” no curriculum escolar e ao mesmo tempo, adopção da prática de lavagem das mãos com sabão e que visa atingir 8 mil crianças.

“Estes componentes principais têm por objectivo a redução das taxas de mortalidade e morbilidade, especialmente, através da diminuição da prevalência de doenças diarreicas e de desnutrição, bem como a prevenção de outras epidemias.

Na ocasião, o representante do UNICEF na Guiné-Bissau chamou atenção dos responsáveis das 4 ONG, s parceiras para melhorarem as suas actuações no terreno, concretamente os matérias utilizados nas suas obras devem ter maior qualidade e durabilidade.

Abubacar Sultan alertou-os também sobre a necessidade do uso correcto dos fundos a eles alocados pela organização de protecção dos “baixinhos”, pois, argumentou, os doadores são muito exigentes nas justificativas dos fundos doados.

Os presentes prometeram acatar na íntegra as recomendações constantes neste acordo e agradeceram o UNICEF por tudo o que tem feito até aqui e garantiram que irão redobrar os esforços nas suas actividades.

O acordo conta com o financiamento do comité Nacional da Noruega estimado em mais e 88 milhões de francos CFA.

Fonte: ANG/JAM