domingo, 27 de abril de 2014

LÍBIA: FILHO DE KADHAFI OUVIDO EM TRIBUNAL POR VIDEOCONFERÊNCIA


Filho de Kadhafi ouvido em tribunal por videoconferência
Seif Al-Islam, um dos filhos do ex-Presidente líbio Muammar Kadhafi, compareceu hoje diante do tribunal pena de Trípoli, por videoconferência, no processo em que deve ser julgado com outros 36 colaboradores do seu pai pela repressão realizada na revolta de 2011, na Líbia.
Num uniforme azul de prisioneiro, Seif Al-Islam foi interrogado por videoconferência do tribunal de Zenten (oeste), localidade onde está preso desde a sua detenção pelos rebeldes, em novembro de 2011, pouco depois da queda do regime de Muammar Kadhafi.
As autoridades judiciais acreditam que as condições de segurança não permitiriam a sua transferência para a capital líbia.
Quando o juiz perguntou-lhe se tinha um advogado ou se gostaria de escolher um, Seif Al-Islam disse que Deus era o seu advogado.
O tribunal fixou a próxima audiência para 11 de maio, decidindo ainda que um advogado seria indicado para a defesa de Seif Al-Islam.
Entre os 37 acusados, dos quais 22 presentes no tribunal de Trípoli, estavam o ex-chefe de inteligência de Muammar Kadhafi, Abdallah Al-Senoussi, e o seu último primeiro-ministro, Baghdadi Al-Mahmoudi.
Outros oito acusados, entre os quais Mansur Daw, o ex-chefe da segurança sob o regime Kadhafi, compareceram em videoconferência da cidade de Misrata, a 200 quilómetros a leste de Trípoli, onde estão presos. Fonte: Aqui