domingo, 27 de abril de 2014

NIGÉRIA: PELO MENOS 34 MORTOS EM ATAQUES ENTRE ETNIAS RIVAIS


Pelo menos 34 mortos em ataques entre etnias rivais na Nigéria
Pelo menos 34 pessoas morreram em confrontos entre duas etnias rivais no estado de Nasarawa, no centro da Nigéria, declarou hoje um porta-voz do governo estadual à agência de notícias francesa AFP.
Numerosas casas e celeiros foram queimados nos confrontos de membros das tribos Eggon e Gwandara, na cidade de Egan, no sábado, segundo o porta-voz Sani Musa Mairiga.
"Até ao momento, 34 pessoas morreram e há numerosos feridos", disse.
O mesmo poreta-voz disse que foi uma milícia dos Eggon que atacou a cidade de Egan, maioritariamente povoada pela tribo Gawandara, depois de uma disputa de terras cultiváveis e na qual um elemento Eggon foi ferido, de acordo com as informações de Mairiga.
"Todas as vítimas pertencem à tribo Gwandara, que foram atacados subitamente por membros do culto Ombatse, da tribo Eggon", sublinhou.
Polícias armados foram deslocados para a cidade para colocar fim à violência, segundo o porta-voz, sem precisar se os atacantes haviam sido presos.
Os conflitos étnicos, que também têm conotação religiosa (entre cristãos e muçulmanos), são frequentes no centro da Nigéria, frequentemente devido às disputas sobre a terra, apesar das inúmeras tentativas de pacificação dos vários governos da região. Fonte: Aqui