sexta-feira, 25 de abril de 2014

O ÚLTIMO ADEUS: FUNERAL DE ESTADO DE EX-CHEFE DE ESTADO KUMBA IALÁ


  • Comunidade muçulmana guineense irá rezar o corpo de ex-presidente da República à frente da sede ANP
  • Cerimónia tradicional de evocação do espírito do defunto “toca choro” começa logo após o funeral
Bissau (GBissau, 25 de Abril de 2014) – As cerimónias fúnebres com honras de Estado do ex-presidente da República, Kumba Ialá, estão a decorre hoje, sexta-feira, em Bissau.
Segundo os correspondentes da GBissau no país, neste momento o corpo de Kumba Ialá está na sede do Partido da Renovação Social (PRS). Os partidários do PRS darão por início uma série de homenagens à figura daquele que foi o fundador da segunda força política do país.
E dentro de duas horas, o corpo de Kumba Ialá segue para a Assembleia Nacional Popular para uma nova cerimónia de homenagem que, entretanto, estará aberta ao público. O secretário de Estado das Comunidades, Idelfrides Fernandes é quem preside a comissão criada pelo Governo para as cerimónias fúnebres de Kumba Ialá.
Esta manhã, a comunidade muçulmana guineense anunciou que irá rezar o corpo de ex-presidente da República à frente da sede da Assembleia Nacional Popular (ANP). Recorde-se que em 2008 Kumba Ialá converteu-se ao islamismo e adoptou o nome de Mohamed Ialá Embaló.
Entretanto, de acordo com outras fontes da GBissau, a família do ex-chefe de Estado pretende também realizar as cerimónias tradicionais de evocação do espírito do defunto — localmente conhecidas como “toca choro” — de acordo com os costumes da etnia a que Kumba Ialá pertencia, a etnia Balanta.
Hoje, por volta das 16 horas de Bissau, o cortejo fúnebre segue para a Fortaleza da Amura onde o corpo de Kumba Ialá será sepultado nas presenças de milhares de pessoas, para além do actual Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamajo, membros do governo, chefias militares, e outros dignitários estrangeiros e representantes das organizações internacionais.
Kumba Ialá morreu na madrugada do dia 4 de Abril, vítima de doença súbita, de acordo com os familiares. O ex-presidente da República tinha 61 anos de idade. Fonte: gbissau.com //  imagens IBD