domingo, 27 de abril de 2014

OS EFEITOS DA DISTORÇÃO DA LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS - DR. WILKINNE


O problema não está, pois, nas Regiões (ou na Tabanca, como se costuma dizer), ou de quem nelas se revê, culturalmente, mas na forma distorcida como a realidade do País é vista a partir da Cidade. 

Essa contradição, que deixa marcas, na dinâmica dos Povos, é que dita (historicamente falando) a necessidade de reajustamentos, a vários níveis: na educação, na economia, na política e nos valores sociais dominantes. 

Essa necessidade é uma constante da história. No Mundo Ocidental, assim teve de ser, no decurso do Século XIX, como emanação e reflexo da Revolução Francesa.

Os Países que mais cedo se reajustaram à realidade sociológica dos seus Povos, tornaram-se progressivos e triunfantes (Estados Unidos da América, Inglaterra, França e Alemanha).

Os que mais tarde o fizeram, permaneceram na cauda do desenvolvimento.

Noutros quadrantes do Mundo, custou a perda de Impérios grandiosos (a China e a Rússia) e um recomeço doloroso (através da Revolução), que ainda subsiste.

Se considerarmos que as Nações que se afirmam no Mundo que, hoje temos, levaram séculos, senão Milénios de gestação (caso da China e outros) e mesmo assim não lograram alcançar a constituição de um verdadeiro Estado-Nação (no sentido de um Estado com uma identidade nacional unitária), perceberemos, melhor, os desafios que enfrentam os novos País, resultantes da Descolonização em qualquer parte do Globo.

Esse desafio está presente no nosso País, tal como se mantém actual em diversos outros.

Conscientes dessa realidade, entendemos, como imprescindível à coesão nacional, uma política de sábia conciliação de interesses, partindo do reconhecimento da nossa diversidade cultural e da necessidade impreterível de uma séria política de inclusão, como um bem nacional e não apenas como um obstáculo a combater, através da violência ou ostracismo declarado. 

Esses erros têm sido cometidos no nosso País, de forma grave e recorrente.

Por: Dr. Wilkinne
Fonte: Aqui