quarta-feira, 29 de abril de 2015

DEPUTADO DENUNCIA DETENÇÃO DE 16 GUINEENSES NA GÂMBIA

Resultado de imagem para GAMBIA
Bissau, 29 Abr 15 (ANG) - O Deputado eleito para o círculo da África, Leopoldo da Silva revelou hoje a detenção de 16 cidadãos guineenses na Gâmbia, desde 2010, por alegado crime de roubo de carro e homicídio.
 
Leopoldo da Silva falava em conferência de imprensa realizada em Bissau, em jeito de balanço da visita que efectuou recentemente àquele país vizinho tendo-se inteirado do funcionamento da Embaixada e da situação da comunidade guineense naquele país.
 
O deputado pede a intervenção do governo junto do seu homólogo gambiano para que a justiça seja feita em relação aos detidos.
 
“Durante a visita constatei que a nossa embaixada se depara com muitas dificuldades desde falta de equipamentos informáticos para emissão de documentos, sobretudo passaporte, que constitui maior preocupação da comunidade guineense e falta de transporte”, revelou o deputado.
 
Leopoldo disse que a embaixada emprega 15 pessoas incluindo pessoal dirigente, tem salários em atraso e o edifício onde funciona a embaixada foi concedido pelo governo gambiano e pede a construção de casa própria para funcionamento dos serviços diplomáticos.
 
Perante esta realidade o Deputado da Nação solicitou ao governo no sentido de fornecer a embaixada os equipamentos necessários para emissão de passaportes.
 
Em relação a comunidade guineense Leopoldo da Silva informou que a embaixada registou 35 mil guineenses residentes na Gâmbia.
 
 “Recebemos queixas da parte da comunidade sobre as cobranças de que são alvos nos dois postos de controlos de Gâmbia e três mil francos cfa nos postos aduaneiros da República de Senegal quando viajam para o país e vise versa”, explicou o Deputado para círculo da África.
 
 A Guiné-Bissau é membro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) há 17 anos, ou seja desde 1 de Maio de 1996. 
 
A propósito o deputado promete encontrar uma solução para esta questão, “porque no espaço da CEDEAO é livre a circulação de pessoas e bens”.
 
 ANG/LPG/SG