domingo, 19 de abril de 2015

GOVERNO QUER EXPORTAR 200 MIL TONELADAS DE CAJU

Resultado de imagem para castanha de caju guine bissauO governo guineense decretou que o preço base da compra do caju ao produtor é de 300 francos CFA o quilo e de 1100 dólares por cada tonelada a ser vendida no mercado internacional. Com esta decisão o executivo quer que a campanha do principal produto de exportação do país seja um sucesso.
O governo guineense está apostado para que a campanha de comercialização da castanha do caju, principal produto de exportação do país, seja um êxito quando estiver terminada no mês de Setembro próximo.

Para tal o Governo decretou que o preço base da compra do caju ao produtor é de 300 francos CFA o quilo e de 1100 dólares por cada tonelada a ser vendida no mercado internacional.
Resultado de imagem para castanha de caju guine bissau
A meta do Governo é exportar pelo menos 200 mil toneladas. A Índia é o principal comprador do caju guineense mas este ano o Governo pretende vender o produto à China e ao Vietname.

No ano passado, por exemplo, cerca de 60 mil toneladas do caju da Guiné-Bissau, foram vendidas, em contrabando, a compradores baseados no Senegal.

Ou seja, quem for apanhado a tentar vender, em mercado paralelo, o caju da Guiné-Bissau, ao Senegal, será confiscado o produto e o camião e ainda terá que pagar uma pesada multa ao Estado guineense. Mussá Baldé - RFI