quarta-feira, 29 de abril de 2015

MINISTRO DAS FINANÇAS ANUNCIA MAIS VERBAS PARA TESOURO PÚBLICO

Resultado de imagem para Geraldo Martins
Bissau, 29  Abr 15 (ANG)-  O Banco Mundial deve disponibilizar às autoridade da Guiné-Bissau uma verba estimada entre 60 à 80 milhões de dólares americano, revelou o ministro da Economia e Finanças.
 
Geraldo Martins fazia à imprensa o balanco da sua recente deslocação a Washington.
A verba vai se juntar aos 550 mil dólares que o  Banco Mundial havia prometido no quadro da mesa redonda realizada em Marco, em Bruxelas.
 
Geraldo Martins adiantou que técnicos do Banco Mundial devem estar brevemente em Bissau para os últimos acertos sobre o desbloqueamento dessa verba que será doada no quadro de  “apoios adicionais destinados aos países frágeis”, de que a Guiné-Bissau, segundo Martins, será  o primeiro pais beneficiário.
 
Referindo-se aos   encontros mantidos em Washington, o ministro  destacou a projecção de um programa  normal com FMI para o desenvolvimento de  actividades económicas no pais. 
 
Confirmou que as duas partes estão mobilizadas para a elaboração de um programa normal de desenvolvimento, cuja equipa já se encontra em Bissau para trabalhos preliminares.
 
O Ministro informou que o Banco Mundial concordou em financiar a ligação  da Guiné-Bissau à internet por  Cabo Submarino.
 
“Como é notório a Guiné-Bissau não esta ainda nesta conexão internacional motivo pela qual o sistema de internet não tem sido até aqui dos melhores como nos países que estão agrupados no sistema.A entrada da Guiné-Bissau nesse sistema vai tornar a  comunicação mais eficiente, estável e rápida”, disse.
 
Disse ter mantido no quadro desta visita um encontro com uma delegação do Fundo de Arábia Saudita com a qual o pais chegou a um acordo para o desbloqueamento de  seis milhões de dólares para um projecto de furos de água. 
 
Enquanto isso, com o  BID -Banco Islâmico de Desenvolvimento- ficou acordado a realização de uma Mini-mesa redonda em Bissau onde estarão presentes operadores económicos dos países Árabes como Kwait, Doubai e outros.
 
Disse   citando o BID que nesta Mini-Mesa redonda,  os operadores e bancos vão  anunciar os seus apoios a favor da Guiné-Bissau.   
 
O ministro foi  aos Estados Unidos de América participar no encontro anual de primavera do Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial com os Ministros das Finanças do mundo e organizações de desenvolvimento sobre a actuação do FMI no processo de gestão financeira.
 
 O referido encontro é  organizado duas vezes por ano, em Washington, e  a delegação guineense aproveitou-se dele para manter contactos com os parceiros que, por alguma razäo, não estiveram presentes na mesa Redonda de Bruxelas. 

ANG/AI/SG