terça-feira, 24 de outubro de 2017

CAMARÕES: MILHARES DE CAMARONESES ANGLÓFONOS FOGEM PARA A NIGÉRIA

Yaoundé - Pelo menos 10 mil camaroneses fugiram para a Nigéria nas últimas semanas devido à tensa situação que o país vive nas áreas anglófonas, onde os cidadãos exigem o regresso ao federalismo ou a independência, informaram nesta terça-feira a imprensa local.

A maioria dos camaroneses refugiados desloca-se à região nigeriana de Cross River, no sul fronteiriço com os Camarões, onde, segundo o governador desta região, está prevista a chegada de cerca de 40 mil refugiados nos próximos dias.

"A Nigéria deve dar as boas-vindas aos camaroneses porque o seu país tem servido de refúgio aos refugiados nigerianos que fogem dos ataques do Boko Haram", disse a autoridade nigeriana, antes de anunciar que está a ser organizado um acampamento para acolher os deslocados que estão a chegar em massa.

Segundo testemunhos obtidos pela Agência Efe, os camaroneses que vão para a Nigéria, provenientes das duas regiões de fala inglesa do país, Buea (sudoeste) e Bamenda (nordeste), fogem do conflito criado, nos últimos meses, pelos protestos independentistas.
Durante as manifestações do dia 01 de Outubro, pelo menos 13 pessoas morreram na sequência das violências.

O território dos Camarões foi colónia inglesa e francesa até 1960, quando se tornou independente e instaurou um Estado federal antes da realização de um referendo em 1972, que o reconverteu num Estado unificado.

Desde então, ambos idiomas tornaram-se oficiais e convivem junto a 250 línguas locais.

Fonte: Angop