segunda-feira, 16 de outubro de 2017

GOVERNO QUER ACTUALIZAR AS INFORMAÇÕES CARTOGRÁFICAS

GOVERNO QUER ACTUALIZAR AS INFORMAÇÕES CARTOGRÁFICAS
Radio Sol Mansi, 16 Out 2017 - Mais de 30 técnicos nacionais estão reunidos, em Bissau, a partir desta segunda-feira (16) e durante três dias (03), num seminário de capacitação sobre cartografia. Com o seminário o governo pretende dotar os técnicos de informações suficientes para o próximo embate eleitoral.

O seminário também pretende capacitar os técnicos sobre a transparência no processo da actualização cartográfica que culminará com as próximas eleições que deverão ser realizadas em 2018.

Cristiano Na Bitan, Director Geral do GTAPE, em representação do ministro da administração territorial, adverte que o processo das próximas eleições poderão ser “mais competitivas e delicadas” por isso os técnicos deverão começar os seus trabalhos desde cedo.

“Das eleições anteriores até agora existem muitas informações que devem ser actualizadas. Não devemos esperar o decreto presidencial para fazer os nossos trabalhos”, sustenta.

Para Braima Biai, director geral da geografia e cadastro e que também coordena a comissão técnica da cartografia, o sucesso dos trabalhos a serem realizadas no terreno dependerá da clareza e da transparência por parte dos cartógrafos.

“As informações a serem realizadas devem ser fidedignas e oficiosas que não serão deturpadoras que futuramente poderão complicar alguns processos onde as mesas do voto poderão ser colocadas”, alerta.

O governo começa a capacitar os seus técnicos na matéria da cartografia, preparando desta forma as próximas eleições.

Os Cartógrafos têm por responsabilidade de traças mapas geográficas que facilitarão os trabalhos futuros para as próximas eleições a serem realizadas no país.

Imagem & Texto: Elisangila Raisa Silva dos Santos