quarta-feira, 18 de outubro de 2017

GRUPO ACUSADO DE INVADIR SEDE DO PAIGC EM BISSAU AFIRMA QUE QUER EXIGIR OS SEUS DIREITOS

O mafioso João Bernardo Vieira(JBV), tentou enganar os menos atentos alegando que a sede do PAIGC foi assaltada a mando do JOMAV e 15 deputados injustamente expulsos do PAIGC, felizmente, ninguém caiu no conto do vigário.

O PAIGCWOOD(ALA DSP), está despedrado, sabe que não tem hipótese de voltar tão cedo ao poder, uma vez que o atual governo mostrou aos guineenses e ao mundo como se deve governar o país, ou seja, apresentou bons resultados em curto espaço de tempo, fruto da competência e trabalho sério que   mereceu  rasgados elogios da comunidade internacional sobretudo do FMI, BM, BOAD, BAD, UEMOA e demais instituições financeiras internacionais, esse feito histórico causou azia ao DSP e sua equipa, também aos detratores da Guiné-Bissau, entre os quais, os de sempre sobejamente conhecidos.

De recordar que no ano passado o realizador e encenador Jiló Cipriano Cassamá, simulou o assalto ao seu  próprio gabinete na ANP, mas como mentira tem pernas curtas, foi rapidamente desmascarado. Recomendamos os atores, realizadores e encenadores do PAIGCWOOD, para ensaiarem bem antes de apresentarem as suas  peças teatrais ao público.

Bissau, 18 Out 2017(Lusa) - O grupo acusado de invadir a sede nacional do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo (PAIGC), em Bissau, recusou hoje ter tomado de assalto o partido, salientando que apenas queriam exigir os seus direitos.

"Fomos à sede do partido para exigir os nossos direitos de acordo com os estatutos", disse à agência Lusa o porta-voz do grupo, Buli Djabuli, salientando que os membros do grupo são militantes do partido.

Segundo Buli Djabuli, o grupo dirigiu-se ao partido por "vias democráticas" e para mostrar ao presidente do partido, Domingos Simões Pereira, que não concordam com a forma como está a dirigir a formação política.

"Antes de lá irmos hoje, enviámos uma nota a avisar que íamos lá hoje", disse, mostrando o documento enviado. 

Buli Djabuli negou também terem levado armas, nomeadamente catanas e facas, e disse que os confrontos provocaram cinco feridos ligeiros. 

Os jovens queriam entregar hoje uma petição a pedir a demissão de Domingos Simões Pereira, afirmou.

Mas, num comunicado lido à imprensa, Buli Djabuli exigiu à direção do PAIGC que promova "ações concretas e imediatas conducentes à reconciliação no seio da família PAIGC, sob pena de a crise se agravar ainda mais, pondo em perigo este grande e histórico projeto político".

No comunicado, o grupo aponta o "diálogo franco e sincero como única via para a saída da presente crise".

O grupo dos jovens intima também, no comunicado, a direção do PAIGC a "cumprir o ponto 10 do Acordo de Conacri em relação à reintegração incondicional de dirigentes expulsos ou sancionados ilegalmente, bem como a cessar imediatamente com afastamentos sumários e exclusões ilegais que se têm verificado em todos os escalões e hierarquias do partido".

A Guiné-Bissau vive um impasse político há cerca de três anos, depois de o Presidente ter demitido o Governo de Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, partido que venceu as eleições legislativas de 2014.

O Grupo dos 15 é um grupo de deputados expulsos do PAIGC, depois de votarem contra o programa do Governo submetido ao parlamento por Carlos Correia, que substitui Domingos Simões Pereira.

Na sequência da expulsão daqueles deputados, o parlamento ficou bloqueado e está parado há cerca de dois anos.

O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do PAIGC e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, mediado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

Fonte: https://www.rtp.pt