segunda-feira, 16 de outubro de 2017

GUINÉ-BISSAU: ONGS REALIZAM CONFERÊNCIA 23 ANOS APÓS ÚLTIMO ENCONTRO

Bissau - As organizações não-governamentais (ONG) que operam na Guiné-Bissau vão realizar entre quarta e sexta-feira(18-20 Set) a sua terceira conferência, 23 anos depois da sua última reunião, que ocorreu em 1994.

"A realização desta conferência inscreve-se numa preocupação de procura de melhores condições de concertação e valorização do trabalho das organizações não-governamentais, permitindo um diálogo sobre políticas e uma intervenção no desenvolvimento e na promoção dos direitos humanos mais profícuos e eficazes", refere a nota de apresentação do encontro.

A conferência é organizada pela Casa dos Direitos no quadro do projecto "Articulações e concertações não-governamentais para o desenvolvimento da Guiné-Bissau" e com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, do Programa da ONU para o Desenvolvimento e da Swissaid.

Durante os dois dias do encontro, dedicado ao tema "Renovar o Compromisso com a Guiné-Bissau", vai ser debatido e analisado o trabalho das ONGs durante os últimos 20 anos e definir metas de trabalho para o futuro.

A primeira conferência de organizações não-governamentais foi realizada pelo Ministério do Plano e Cooperação Internacional em 1985 para planificar e coordenar a ajuda internacional não-governamental que era atribuída à Guiné-Bissau.

Segundo um estudo realizado em 2014 pelo sociólogo guineense Miguel de Barros, o trabalho das ONGs na Guiné-Bissau é extremamente condicionado e salienta que aquelas organizações "sobrevivem na base de financiamentos externos, sem conseguirem ultrapassar as suas limitações em criar ou mobilizar fundos próprios e internos".

"Este condicionalismo financeiro conduz à procura constante de financiamento de projectos, em detrimento do cumprimento dos programas institucionais, ou seja, as organizações envolvem-se em projectos que muitas vezes não reflectem a visão e missão desenhadas nos seus estatutos", sublinha o sociólogo.

Fonte: Lusa, em DN

Foto: Internet