sexta-feira, 20 de outubro de 2017

MALAWI: MAIS DE 100 DETIDOS APÓS LINCHAMENTO DE DUAS PESSOAS

Blood sucker Malawi
Blantyre - A polícia do Malawi anunciou nesta sexta-feira que deteve mais de 100 pessoas após o espancamento até a morte, em Blantyre, de duas pessoas acusadas pela população de ter bebido sangue durante cerimónias de magia negra.

Estas duas mortes elevam para nove, segundo as autoridades, o número de "vampiros" espancados até à morte pela multidão, há um mês, neste país da África austral.

"Uma pessoa foi morta e outra cortada até à morte pela multidão furiosa que os acusava de terem bebido sangue", disse à AFP o porta-voz da polícia, Ramsy Mushani.

Estes incidentes ocorreram em dois bairros de Blantyre, nomeadamente Chileka e Kachere.
A imprensa local transmitiu via Twitter um vídeo que mostrava várias pessoas lançando pedras sobre um homem deitado por terra a sangrar.

A polícia procedeu a um total de 124 detenções, indicou o chefe de polícia do Malawi, Lexon Kachama, em comunicado.

A intervenção das forças da ordem provocou pequenos choques com os habitantes. "A situação voltou ao normal em Blantyre", assegurou Mushani nesta sexta-feira.

Segundo testemunhas contactadas pela AFP, a situação continuava tensa sexta-feira nestes dois distritos, onde grupos de milicianos armados patrulhavam as ruas vasculhando os veículos.

A existência de vampiros faz objecto a rumores e incidentes recorrentes no Malawi, um país pequeno da África austral, onde as crenças tradicionais continuam profundamente enraizadas na população.

Desde o início da actual onda de incidentes, as autoridades locais impuseram um toque de recolher obrigatório em quatro distritos do sul do país para restaurar a calma.

Há dez dias, o presidente Peter Mutharika condenou os "exemplos bastante perturbadores de justiça popular" e prometeu pôr fim a esta agitação.

Fonte: Angop
Foto: Internet