segunda-feira, 30 de outubro de 2017

NOTA À IMPRENSA


O movimento PRS Verde + 1 é uma organização recentemente criada por um grupo de Jovens quadros, cidadãos e simpatizantes do Partido, com o objetivo de promover a boa governação e ajudar o PRS na sua caminhada para o próximo pleito eleitoral. O Movimento está aberto a todos os quadros, filiados ou não, que queiram dar o seu contributo para o enriquecimento de um projeto político consistente e sustentável, simbolizado pelo verde da esperança. Todos e todas estão convidados a participar do grupo de reflexão que se debruça regularmente sobre a situação política do país: temos sempre lugar para mais 1.

Nos últimos tempos, temos vindo a assistir a uma onda de ataques caluniosos contra os dirigentes do PRS que exercem cargos no Governo, nomeadamente o Engenheiro Orlando Mendes Viegas, Ministro das Pescas;  Carlitos Barai, Ministro da Saúde; e, mais recentemente, contra o Ministro da Energia e Indústria, Dr. Florentino Mendes Pereira. Estes inqualificáveis ataques apresentam um cunho vincadamente político, e têm por objetivo desgastar a imagem pessoal dos visados, tentando veicular uma ideia generalizada de incompetência.

 A EAGB tem registado, de uns dias a esta parte, vários problemas de ordem técnica, que estiveram na origem de alguns cortes de energia (tal como acontece, sobretudo na nossa sub-região, em muitos países com maior capacidade técnica e financeira), causando transtornos na vida da população de Bissau.  Políticos sem escrúpulos têm tentado manipular a insatisfação causada por esta situação para desinformar as pessoas, parecendo ignorar que certos problemas transcendem a própria gestão ou sequer a tutela da EAGB.

É de uma grande injustiça, ingratidão e dar provas de memória curta, colocar em causa a capacidade ou a competência do Ministro Florentino Mendes Pereira, que é de facto o verdadeiro responsável pela regularização do fornecimento de energia eléctrica, que arrancou o país às trevas e foi por isso considerado o Ministro do ano no primeiro governo da atual legislatura.

Será que o sector da água e da eletricidade é aquele que apresenta maiores dificuldades, a ponto de se tentar instigar pessoas a realizarem manifestações contra a EAGB? Pelo contrário, na nossa opinião, este é o setor que, desde que o Ministro Dr. Florentino assumiu a pasta em 2014, mais tem estado a contribuir para o desenvolvimento do país e sobretudo para uma substancial redução da pobreza e aumento do nível de vida da população de Bissau. Julgamos, por isso, que a sua importância estratégica merece um debate sereno, responsável e informado. Neste contexto, este Ministro, ao invés de ser denegrido, devia ser encorajado e apoiado a continuar o seu esforço com vista a implementar a sua visão e providenciar soluções globais para o setor.

O Movimento PRS Verde + 1 vem, pela presente nota de imprensa, manifestar a sua indignação perante as declarações irresponsáveis de mercenários políticos, com dificuldade em aplaudir o sucesso alheio. Os nossos adversários já nos habituaram a este discurso de terra queimada, mas não passam de políticos frustrados e sem projeto, que se sentem incomodados com a obra realizada, estando principalmente preocupados em retirar os louros a quem os merece para disfarçar a sua própria mediocridade.

Os guineenses sabem distinguir, entre aqueles políticos que sustentam a sua reputação exclusivamente sobre palavras e meios de comunicação social, ao contrário do Ministro da Energia e Indústria, que deu bastantes provas de empenho e competência. Essa foi a razão pela qual a tentativa de instigar uma manifestação contra a EAGB não teve qualquer adesão.

Recomendamos por isso a Florentino Mendes Pereira, que não ligue importância a esses invejosos e intriguistas, que colocam os seus interesses particulares acima dos interesses do país, e que estão principalmente preocupados com a grande vaga de adesões que o PRS tem registado. Se julgam que, visando o Secretário-Geral do Partido, recentemente legitimado no V Congresso com uma maioria histórica e esmagadora, conseguem com isso desacreditar a dinâmica vencedora para as próximas eleições, estão redondamente enganados. O medo desses invejosos é que Florentino Mendes Pereira com Alberto Nambeia consigam aquilo que não conseguiram, ou seja, que mantenham a unidade do Partido, e se revelem uma aposta demasiado forte no futuro embate eleitoral.

Para terminar, o movimento apela à população em geral para se manter atenta e vigilante em relação a manobras antipatrióticas, mantendo-se confiante no projeto político de renovação tranquila do PRS, e na dinâmica vencedora da dupla Nambeia-Florentino, rumo à vitória nas próximas eleições. 

Bissau, 29 de Outubro de 2017