domingo, 29 de outubro de 2017

PRIMEIRO MINISTRO UMARO SISSOCO EMBALO, RECEBEU A VISITA DO GENERAL DANNY YATOM, UM EX DG DE MOSSAD

No passado dia 25 de Outubro de 2017, no Palácio do
Governo, o Primeiro Ministro UMARO SISSOCO EMBALO, recebeu a visita do General Danny Yatom, um ex DG de Mossad (Serviços Secretos do Estado de Israel)e do Knesset (Parlamento de Israel) e que foi seu professor no Instituto de Study and Security de Tel Aviv, em Israel.

O General Danny Yatom está no país numa visita de cortesia a um amigo, ex aluno seu no curso de especialista em expressão facial.

Foi para o General israelita um prazer ser recebido pelo seu ex aluno, agora um Chefe do Governo, algo de que muito se orgulha.
 
 
O que é Mossad?
 
Mossad (Ha-Mōśād le-Mōdī`īn ū-le-Tafqīdīm Meyūhadīm - O Instituto para Inteligência e Operações Especiais, hebraico: המוסד למודיעין ולתפקידים מיוחדים) é o serviço secreto do Estado de Israel, com sede em Tel Aviv.
 
O Mossad foi formado em 13 de dezembro de 1949, a partir do Instituto Central de Coordenação e do Instituto central de Inteligência e Segurança. É um serviço civil que obedece diretamente o primeiro-ministro de Israel e não emprega comandantes militares, apesar de, frequentemente, realizar atividades conjuntas às Forças de Defesa de Israel. Tem os seus quartéis-generais a norte de Tel Aviv e conta com 08 departamentos.
 
O Mossad é uma das mais temidas agências de Inteligência do mundo por sua eficiência e persistência em atingir seus objetivos. Entre as suas operações mais noticiadas são:

Diretores do Mossad
  • 2011-2014 Tamir Pardo, [2]

  • Mossad na cultura popular

    Munique - Filme que retrata a Operação Cólera de Deus, subsequente ao assassinato de atletas israelenses em 1972.
     
    O Último Rei da Escócia - Filme onde é retratada a Operação Yonatan, que aconteceu em Uganda.

  • O Jardineiro Fiel - Em curto diálogo entre os personagens principais do filme: -Tessa Quayle: "Eu pensava que seus espiões sabiam de tudo, Tim." - Tim Donohue: "Somente Deus sabe de tudo, e ele trabalha para o Mossad."
  • Vitória em Entebbe - Filme de 1976 dirigido por Marvin J. Chomsky, narra o seqüestro de um avião da Air France pela OLP, devido ao grande número de passageiros judeus e israelenses. Os terroristas desviaram o vôo para Uganda, onde o ditador Idi Amin Dada apoia os terroristas enquanto os israelenses preparam e executam um operação de resgate bem sucedida.
  • Daniel Silva, escritor norte-americano com ligações a Portugal, tem uma série de livros protagonizada por Gabriel Allon, ex-agente da Mossad. Entre os títulos encontram-se O Assassino Inglês (2002) ou O Desertor (2009).
  • NCIS - Série de televisão norte-americana, possui como um dos personagens principais a agente especial Ziva David, que é uma agente do Mossad alocada no NCIS.
  • The Blacklist - Série de TV onde uma agente do Mossad, Samar Navabi, coopera com o FBI por meio da troca de informações entre as agências.
  • Covert Affairs - Série de televisão norte-americana, Eyal é um agente do Mossad que trabalha com Annie.
  • Mossad - Familia de jogo, Mossad é uma familia do jogo wargame, criada na frente alfa mas forte na sigma.
  • Guerra Mundial Z - Gerald Lane (Brad Pitt) vai a Jerusalém para perguntar á um oficial do Mossad onde a praga zumbi começou e como os israelenses conseguiram evita-la.
  • Homeland - Nos episódios finais da 3ª temporada, o senador Andrew Lockhart usa um agente da Mossad para espionar o Diretor interino da CIA Saul Berenson. Posteriormente outros 2 agentes da Mossad ajudam em um plano da Agencia Central de Inteligencia Americana no assassinato do líder da Guarda Revolucionaria Iraniana, Danesh Akbari.
  • Muitas pessoas acham que a organização Mossad é responsável pelo acidente que tirou a vida de Ian Stuart Donaldson, vocalista da banda de rock neo-nazi Skrewdriver e fundador da famosa organização neonazista de militância branca chamada Blood & Honour.
  •