sexta-feira, 20 de outubro de 2017

WEAH E BOAKAI DISPUTAM SEGUNDA VOLTA DE PRESIDENCIAIS NA LIBÉRIA

Monróvia, Libéria (PANA) - A segunda volta das eleições presidenciais na Libéria vai opor, a 7 de novembro próximo, Georges Weah, que foi melhor futebolista do ano, a Joseph Boakai, Vice-Presidente cessante.

Depois da contagem final dos votos, os dois candidatos lideraram a primeira volta do escrutínio presidencial organizado a 10  de outubro último.

Segundo os resultadis finais, Weah, de 51 anos, terminou primeiro dos 20 candidatos em liça com 39 porcento dos votos, seguido por Boakai, de 71 anos, com 29 porcento dos votos. Todo candidato deve ultrapassar os 50 porcento dos votos para vencer as presidenciais.

Uma recontagem das votos será efetuada num distrito da província de Nimba onde a margem apenas é de 19 votos. Segundo os analistas, isso não terá nenhum impacto nos resultados globais da primeira volta.

O vencedor da segunda volta vai substituir a Presidente Ellen Johnson Sirleaf cujo segundo mandato chegou ao fim.

Weah bateu Johnson Sirleaf na primeira volta das presidenciais da Libéria em 2005, mas perdeu para a Presidente cessante na segunda volta.

Sirleaf Johnson é a primeira mulher africana a assumir o cargo de chefe de Estado e é laureada do Prémio Nobel de Paz concedido em 2011, que partilhou com Leymah Gbowee da Libéria e Tawakkol Karman do Iémen.

Elas foram premiadas em reconhecimento da sua luta não violenta pela segurança das mulheres e pelo direito das mulheres, e envolveram-se na consolidação da paz.